terça-feira, 27 de novembro de 2007

"PRINCIPIO DA SABEDORIA"

Estava eu aqui entretido rebuscando alguns recortes de memória, e eis que dou aqui com um arquivo já amarelecido pelo tempo, recortes de jornais e revistas da época(época pós-revolução de 25 de Abril) sobre um cineaste de renome e revolucionário da sétima arte em Portugal. Refiro-me a António Macedo, arquitecto de formação ensaista e cineasta, sendo como realizador de curtas e longas metragens em que mais se destacou tendo abandonado a arte em 1996. Impulsionador do cinema de vanguarda em Portugal, cinema intelectual(forte) se me fica bem denominar assim, incompreendido, censurado antes e pós 25 de Abril, mas sempre lutador pelos seus ideais, responsável por uma vasta e invejável obra cinematográfica, para mim o Jean-luc Godard português.
 Bom mas este introito tem a ver com com um filme que eu vi ralizado por ele, já lá vão seguramente mais de 30 anos, que é de seu nome "O PRINCIPIO DA SABEDORIA" e que me marcou de certa forma. E é sobre este título que vou deixar aqui uma pequenina reflexão escrita: "O PRINCIPIO DA SABEDORIA É: ADQUIRE A SABEDORIA; SIM, COM TUDO O QUE POSSUIS ADQUIRE O ENTENDIMENTO. ESTIMA-A, E ELA TE EXALTARÁ; SE A ABRAÇARES, ELA TE HONRARÁ; DARÁ A TUA CABEÇA UM DIADEMA DE GRAÇA, E UMA COROA DE GLÓRIA TE ENTREGARÁ".

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

LOUCURA.......

UMA DEFINIÇÂO DE LOUCURA. A loucura ou insânia é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia. Em algumas visões sobre loucura, não quer dizer que a pessoa está doente de mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental. Tenho sido classificado como um louco, por alguns detentores que se dizem portadores de uma sanidade mental "racionalista" e que se julgam ou auto-intitulam, donos de uma sapiência e visão integralista, inseridos numa sociedade de bons costumes e preceitos...como sendo um exemplo de comportamento a seguir e cumpridores de regras pré-definidas que esta sociedade caduca e retrógada nos impõe. Pois bem como sempre gostei de ser um outsider nestas questões, aqui deixo algumas reflexões sobre a minha loucura. Se ser uma ovelha tresmalhada de um rebanho tradicionalista e preconceituoso onde a regra é seguir em fila indiana....é loucura. Então eu sou um LOUCO!. Se chegar bem disposto ao serviço e dar umas gargalhadas e contar umas anedotas....é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se o assumir o direito à diferença e à indiferença em valores e conceitos pré-concebidos.... é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se o gostar de fazer amor na praia numa noite de luar ..é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se gostar de "voar" como um Condor(pois...é que isto não é para todos), em busca de horizontes e liberdade incondicional, bem dizendo todos os dias o Sol que me alumia e o ar que eu respiro...é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se o conseguir viajar no espaço sideral(muitos poucos conseguem), e saber comunicar espiritualmente com outros predestinados...é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se por assumir e acreditar piamente que sou mais "um", dos que "cairam", e andam por cá até nova metamorfose...é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se o acreditar naquilo que digo...é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se o acreditar na palavra AMOR, no seu mais puro significado e essência, como arma de luta no meu dia a dia...é loucura. Então eu sou um LOUCO! Se eu acreditar que muitos de vós acreditam nestas reflexões....é loucura. Então eu estou completamente LOUCO!!! Que me perdoe o meu querido António Aleixo, e não dê muitas voltas na sua tumba, por eu adaptar aqui uma das suas quadras. Assim: "Dizem que pareço um louco, mas há muitos que eu conheço, que não parecendo o que são, são aquilo que eu pareço". Bem hajam!!!

PASSEI...

VOLTEI POR BREVES INSTANTES: