terça-feira, 27 de novembro de 2007

"PRINCIPIO DA SABEDORIA"

Estava eu aqui entretido rebuscando alguns recortes de memória, e eis que dou aqui com um arquivo já amarelecido pelo tempo, recortes de jornais e revistas da época(época pós-revolução de 25 de Abril) sobre um cineaste de renome e revolucionário da sétima arte em Portugal. Refiro-me a António Macedo, arquitecto de formação ensaista e cineasta, sendo como realizador de curtas e longas metragens em que mais se destacou tendo abandonado a arte em 1996. Impulsionador do cinema de vanguarda em Portugal, cinema intelectual(forte) se me fica bem denominar assim, incompreendido, censurado antes e pós 25 de Abril, mas sempre lutador pelos seus ideais, responsável por uma vasta e invejável obra cinematográfica, para mim o Jean-luc Godard português.
 Bom mas este introito tem a ver com com um filme que eu vi ralizado por ele, já lá vão seguramente mais de 30 anos, que é de seu nome "O PRINCIPIO DA SABEDORIA" e que me marcou de certa forma. E é sobre este título que vou deixar aqui uma pequenina reflexão escrita: "O PRINCIPIO DA SABEDORIA É: ADQUIRE A SABEDORIA; SIM, COM TUDO O QUE POSSUIS ADQUIRE O ENTENDIMENTO. ESTIMA-A, E ELA TE EXALTARÁ; SE A ABRAÇARES, ELA TE HONRARÁ; DARÁ A TUA CABEÇA UM DIADEMA DE GRAÇA, E UMA COROA DE GLÓRIA TE ENTREGARÁ".

Sem comentários: