quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O maravilhoso País de Sócrates.

"O primeiro-ministro vai obrigar todos os reformados a obterem na Net a declaração de rendimentos. Na aldeia de Donfins,  por exemplo, não há saneamento básico nem sequer água canalizada, mas as pessoas terão de arranjar um computador ".


Donfins é uma aldeia do concelho da Guarda. Não fica muito longe da capital de distrito, mas vive com vários problemas típicos do século XIX: as casas não têm água canalizada nem esgotos, as ruas são de terra batida e as estradas intransitáveis. Quando chove, é quase impossível andar na rua por cima da lama; quando está sol, é mais difícil manter a população hidratada sem água da companhia.
 Como se pode imaginar, a vida em Donfins já é suficientemente complicada graças à inércia e incompetência do Governo. A partir do próximo ano, ficará ainda mais complicada graças ao empreendedorismo do Executivo.
Na sua visão delirante do País das Maravilhas, o primeiro-ministro decidiu obrigar todos os reformados a acederem à Internet para obterem as suas declarações de rendimentos e poderem entregar os impressos de IRS. Quem não tiver Net fica à margem da lei. É claro que José Sócrates não imagina, que alguém possa nunca ter visto um computador; ou que na Guarda ainda haja gente sem acesso a água canalizada; ou que 10% da população de Pombal não tenha esgotos nas suas casas de banho. Para um primeiro-ministro que vive entre o Palácio de São Bento, o Largo do Rato e o edifício Heron Castilho, tudo isto é impensável. Mas o mais chocante de tudo é não haver um hot spot da PT em Donfins. Parece impossível! E esta, hein?
Asadas.
do Condor

Sem comentários: