domingo, 30 de setembro de 2007

Neruda lindo....

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Os meus hobbies

Como qualquer ser mortal, que se preza por tentar manter-se acordado, da letargia que esta sociedade nos impõe, eu asasdecondor, tambem tenho os meus hobbies. De entre eles, costumo fazer uns rabiscos a que chamo de poesia e alguma prosa.
E também eu escrevi inúmeras cartas de amor porque "cartas de amor, quem as não tem", e hoje resolvi abrir aqui um precedente e publicar uma de muitas, que eu fui rebuscar ao meu baú se recordações. Então aí vai:
UMA TARDE DE INVERNO

Tarde fria de inverno. O Céu muito azul e despido de nuvens, recortado pelas arvores, trazia-me uma bucólica sensação de paz e beleza. O vento deixava a minha pele rosada e parecia levar para bem longe qualquer sentimento ruim.
Naquela tarde fria de inverno eu sentia-me quase feliz...
Na praça, algumas amas passeavam com as criancinhas bem agasalhadas. Os cães brincavam por entre as plantas, gordos e gordinhas repousavam em busca da boa forma, e legiões de pássaros faziam o fundo musical. O ar puro do parque enchia o meu peito de saúde e até de esperança e eu, repito, sentia-me quase feliz, sem saber ao certo o que me faltava naquele momento, para alcançar a felicidade plena.
Comecei a reflectir sobre aquele meu ambíguo sentimento e não demorei muito para perceber que tudo o que me faltava para estar plenamente feliz era a tua companhia. O que incomodava o meu espírito era a tua ausência, a saudade de ti.
Ao fazer a descoberta, dei um suspiro de alívio e comecei a escrever este bilhete com o único intuito de te contar o quanto és importante para mim.
Espero que gostes de saber disso, e aguardo ansiosamtotalmente feliz.
Um beijo.ente que venhas acabar com esta saudade que não me quer deixar

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Divagações......

Ora vejam só os pensamentos que me vêm a cabeça.
Estava eu ali refastelado no meu sofá, e eis que começo a ter alucinações surrealistas, e vai daí, comecei a pensar em quantos nomes eu consegui encontrar para defenir a palavra dinheiro.
Assim: massa, pilim, carcanhol, arame, papel, guita, narta, el contado, tusto, monei(em portugues), nota, "aquilo com que se compra os melões", xuxu, pasta, ......
Vá ajudem-me!!!
É que eu tambem colecciono sonhos.
Ah, e já agora digam-me...qual é o cheiro que o dinheiro tem?
Sim, porque a cor não vale a pena, sou daltónico nesta matéria.
E agora dizem vocês, este gajo é maluco.
Não, não é isso, é que de vez em quando tenho assombrações.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

A reter....

Está em fase de conclusão a nova basílica de Fátima, denominada Igreja de Santíssima Trindade.
É uma obra imponente sem dúvida com uma arquitectura revolucionária e inovadora, quiçá a maior obra em fase de acabamento em Portugal.
Como curiosidade apenas, tem uma área coberta de cerca de 11.800m2, comporta 9.000 lugares sentados, envolvendo mais de 300 empresas e cerca de 3200 trabalhadores na sua construção e o seu custo neste momento depois de várias derrapagens rondará os 70 milhões de Euros.

Tem a particularidade de ser uma obra PAGA A PRONTO, segundo informação dada pelo Reitor do Santuário, ou seja paga com receitas realizadas pelo próprio Santuário.
Bom, até aqui tudo bem. Agora o que me choca, como crente que sou, é que um lugar de fé e reflexão espiritual, se tenha tornado num verdadeiro centro de negócios, e para quem conhece Fátima, sabe que é verdade.
Que me perdoem os devotos da fé na virgem, que me merecem todo o respeito, mas isto é uma verdadeira "profanação do templo". Será que desses 70 milhões, não sobraria uns euritos para ajudar as crianças, desfavorecidas e os sem abrigo? Será que não daria para ajudar alguma coisita na construção, de centros de idosos desfavorecidos?

Pois é, presunção e água benta, cada qual toma a que quer! E as acções ficam para quem as pratica. Agora não me admira, é que dentro de pouco tempo, não aparece aí algum grupo económico ou um banco a tentar comprar o santuário, tais são os lucros que apresenta.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os homens são mais ciumentos...

Num recente estudo levado a cabo, pela Universidade da Flórida, revela que os homens são mais ciumentos que as mulheres.

O teste era simples: cada participante tinha que ver uma série de imagens rápidas onde apareciam pessoas atraentes, como de aparência comum. O tempo que cada um levava a retirar a atenção da fotografia era medido pelos investigadores. Como conclusão do estudo todos os participantes fixaram a atenção de imediato nas pessoas atraentes.

No entanto duas diferenças: os solteiros fixaram-se maioritariamente em pessoas do sexo oposto, enquanto os comprometidos olharam mais frequentemente para pessoas do mesmo sexo. Porquê?

A insegurança e o ciúme. Concluiram: "Se estamos interessados em encontrar um parceiro, a nossa atenção fixa-se na atracção de pessoas do sexo oposto. Por outro, lado se estamos preocupados com uma possível traição dos nossos parceiros, a atenção fica presa em pessoas atraentes do mesmo sexo, uma vez que são eles os nossos rivais".
Segundo os investigadores,a evolução do corpo humano preparou os nossos cérebros não só para captar sinais de atracção física, como também para encontrar potenciais rivais em momentos de insegurança. Ficou provado, que foram os participantes do sexo masculino, aqueles que mais prenderam a atenção em imagens de pessoas atraentes do mesmo sexo, isto porque com a preocupação da infidelidade os homens ficam mais atentos a homens muito atraentes porque presumivelmente as suas mulheres ou namoradas também ficarão.
Como nota de rodapé, devo dizer sinceramente nunca me tinha apercebido, destas circunstâncias. Acho que vou fazer o teste. Mas será mesmo?...uuuhhmm. E esta, hein...

Sabem quem é?....Apresento-vos: É o Barnabé!


O Barnabé não é um rosicolor qualquer, daí que eu entenda que tenha honras de blog.
O Barnabé é um pássaro encantandor, que num dia de gelo encontrei moribundo na relva de um jardim público, e que se tornou num dos meus melhores amigos. Somos inseparáveis!
Dentro de casa, o seu lugar favorito são os meus ombros, acompanha-me em todas as tarefas caseiras, em todas as voltas que dê. É meigo, nunca me mordeu e gosta de bicar o meu lobo da orelha, mas se nunca magoar. Come comigo à mesa às vezes, porque é asseado e nunca se portou mal. Tem uma particularidade, chama-me com um pio diferente e que eu já conheço, quando chego junto da sua casa, com o bico tenta levantar a porta para vir ter comigo.
Tem-me acompanhado em viagens de lazer no meu carro, gosta de se empoleirar no volante e ver o que se passa lá à frente, tambem gosta de mimos e aconchega-se no meu colo.
Até hoje o Barnabé nunca fujiu, e tenho as janelas de casa muitas vezes abertas...aliás já esteve uma vez na varanda, no meu ombro e nem um sinal de fuga mostrou. Se calhar muitas mais coisas ficam por dizer sobre este maravilhoso amigo. Por isto e muito mais, quis render-lhe aqui hoje uma homenagem, porque apesar de ser uma ave indefesa e irracional, embora não falando a mesma linguagem, entendemo-nos perfeitamente, o que não é tão facil muitas vezes quando convivemos com pessoas, seres humanos...que se dizem racionais.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Marmelos

Como estamos em Setembro, e hoje é segunda-feira acordei ácido e áspero...pois é, e vai daí lembrei-me a propósito de escrever alguma coisa sobre os marmelos. Podia ser sobre muitas outras coisas, mas não.
E comececei a pensar quantas variedades de marmelos existem por aí.
Ora vejamos:

Existem os marmelos fruto do marmeleiro (cidonia oblonga), que nos chegaram da antiga Pérsia através das caravelas portuguesas, excelentes para prevenir o escorbuto.

Existem os marmelos que nos ultrapassam a 200km/hora, na auto-estrada, pela direita.

Existem os marmelos que nos perseguem pelas ruas da cidade à caça de uma multa.

Existem os marmelos que nos ultrapassam na fila de espera do autocarro.


Existem os marmelos que todos os dias nos estendem a mão no parque de estacionamento à caça de uma moeda.

Existem os marmelos em S.Bento, que todos dias nos fazem pagar mais impostos.

Existem os marmelos que nos pagam o ordenado, para todos os dias nos lixarem a cabeça.

Uffffa....bem já chega de tanta marmelada!!!
Ah, esquecia-me...ainda existem os marmelos tão suculentos, da adorável ZáZá, bem mas estes são de qualidade Extra Fina...não fazem parte desta marmelada....ahahaha.

domingo, 23 de setembro de 2007

Histórias espirituais

Há coisas marcantes nas nossas vidas.
Existem lugares, acontecimentos, datas, pessoas que de uma forma ou de outra, ficam para sempre ligadas ao nosso álbum de recordações e acompanham-nos no nosso pensamento no dia a dia. Pois bem, este video que aqui vos deixo dos "Reamonn - Tonight", é um exemplo vivo de um momento marcante na minha vida. Um momento de plenitude espiritual!
Mas há mais....para uma proxima oportunidade. É evidente que para vós, ficará como uma incógnita, mas reservo-me ao direito da minha intimidade emocional.
É de facto uma história, mas uma historia verídica...ou melhor, uma....."never ending story"....
Há histórias assim....

REAMONN-Tonight

sábado, 22 de setembro de 2007

Condor (2)


Condor

Num dia assim...

Pois, foi num dia assim...um dia como tantos outros que passei, em busca de algo novo, que resolvi abrir aqui também o meu espaço. Um espaço novo para mim, onde pretendo partilhar com os meus amigos, emoções, contradições, experiências, conhecimentos, gostos, críticas e amizades.
É um espaço aberto a todos que me queiram visitar, onde aceitarei as críticas, opiniões e sugestões que acharem por bem fazerem, e desde que construtivas.
No entanto quero acrescentar, que todos os comentários estarão sujeitos à minha apreciação, e reserva-me o direito de os publicar ou não.
Dentro do pouco tempo que me sobra para entretenimento, aqui estarei sempre que puder, convosco, para vos partilhar.
Bem hajam...