terça-feira, 2 de outubro de 2007

Há broches e broches...

Hoje vou tentar trazer aqui a desmistificação de um objecto de adorno feminino, também conhecido na antiguidade por fibula e actualmente por pin.

Ele é feito usualmente de metal precioso, ouro, prata, bronze ou em aço e até noutros materiais.
Costumam alguns serem decorados em esmalte vítreo ou com pedras preciosas.
É evidente que vos estou a falar do: BROCHE....
O broche, pode ter a função de adereço com fecho, usado pelas mulheres para prenderem qualquer peça de vestuário ao pescoço.
O broche pode ser um colchete que se prega nos livros para os ter fechados.
O broche pode ser uma fivela das ligas. Enfim....tanta variedade de broches.
No vocabuário de de linguagem vernácula é vulgarmente utilizado, para demonstrar reacções de desagrado, por exemplo: "Eh pah vou ter que aturar aquele broche do meu chefe!". "Aquela gaja, saíu-me cá um broche!". "Mas que grande broche me saíste!".
Há ainda quem lhe chame, bico, chupeta, buquete(bra.), chamada, bóbó, eu sei lá....
Afinal vejam só, as aplicações que um broche pode ter, e há ainda que valorizar a componente da execução e qualidade do dito.
Há mesmo broches e.....broches, não há???

5 comentários:

S disse...

Material, execução e qualidade do dito!!!! Parece que conseguiste abordar os pontos proncipais... ahahahahaha

ps: fico à espera sa definição para juninha lol

Unknown disse...

Não seria de esperar melhor observação sua milady, como mulher de gostos requintados e apreciadora de arte em geral.
Ja me tinhs falado aliás na sua coleccção de broches, o que considero um excelente e enriquecedor culto do hobby. Ainda não tive oportunidade de ver a sua colecção, mas terei certamente oportunidade de apreciar as suas peças sui géneris, de qualidade tão rara.
Quanto à juninha, não a posso definir aqui neste espaço, pois causaria muitas especulações.

zharpah disse...

O que eu descubro!
Então não é que dei de caras com um blogue de faíscas reais!! :D
Mas aquilo está brutal... mente engraçadinho! Senhor el rei... eheheheh... e a sua milady! :D
Muito engraçado mesmo!
Tome atenção milady, não vá cair da torre ou fazer com que o cavalo de el rei tropece e derrube o cavaleiro! ahahah
Mas sim, vou manter-me atento aos próximos capítulos...
Isto há coisas!

Unknown disse...

o meu amigo é cá um cusco....daaaaasse. ihihihih!!
As faíscasreais, estão em tréguas, mas devo dizer-lhe que segundo informações obtidas de fontes fidedígnas, aquele site já provocou várias ecatombes. Senão veja: 17 divórcios letígiosos; 8 quedas de governos; 8 conflitos armados; encerramento de 3 jornais diários; 250 despedimentos de trabalhadores; 37 falências de empresas; e etá a prever-se que nem o Bento XVI se aguente...Como vê, são apenas algumas consequências provocadas, por esta história de amor impedernido de mal-amados...aguarde os próximos capítulos são explosivos...ehehehehe

S disse...

uhmmmmmm... que lá tenho de me por a faiscair ;)